sábado, 13 de novembro de 2010

Pensamentos e frases de Charles Spurgeon

Por Renato Vargens
Um dos pregadores que mais me influenciaram foi Charles Haddon Spurgeon. Confesso que os escritos, os sermões, a espiritualidade e piedade do Principe dos Pregadores, contribuiu em muito para a minha formação pastoral. Spurgeon é uma daquelas pessoas que nunca canso de ler. Volta e meia, encontro-me absorto pelos seus ensinamentos bem como a sua simplicidade em escrever verdades tão profundas com tanta clareza.
Isto posto, estou reproduzindo abaixo algumas das frases e pensamentos mais célebres de Spurgeon que foi publicado originalmente por Felipe Sabino no Site Monergismo.

Vale a pena ler e refletir!

Naquele que vive e reina!

Pr. Renato Vargens

__________________________________________________________________

"Que seu molho de lã fique na eira da súplica até que seja molhado com orvalho do céu".

"A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não poder, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo.
"Sussurros que não podem ser expressos em palavras são freqüentemente orações que não podem ser recusadas".

"Entre dois males, não escolha nenhum".

"Há pecado até na nossa santidade, há incredulidade na nossa fé; há ódio no nosso próprio amor; há lama da serpente na mais bela flor do nosso jardim."

"Sussurros que não podem ser expressos em palavras são freqüentemente orações que não podem ser recusadas".

"Tal qual a cotovia, suas as montanhas para falar com Deus e faça-o cantando".

"Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor."

“A convicção de ignorância é a porta de entrada do templo da sabedoria.”

"A lei do Senhor é o pão de cada dia do verdadeiro crente".

"A igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade".

"Aprenda a dizer não. Será melhor para você do que aprender latim".

"A nova Jerusalém deve, do mesmo modo, ser rodeada e protegida por um largo muro de não-conformismo para com o mundo, e de separação dos seus costumes e espírito".

"O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo".

"Hoje em dia ouvimos alguém extrair do seu contexto uma frase isolada na Bíblia e clamar: “Eureka!”, como se tivesse descoberto uma nova verdade; no entanto, não achou um diamante, mas um pedaço de vidro quebrado".

"Aqueles que mergulham no mar das aflições trazem pérolas raras para cima".

"Quando os membros de nossas igrejas demonstrarem o fruto de verdadeira piedade, imediatamente encontraremos pessoas perguntando qual a árvore que produz esse fruto".

"A auto-salvação, ou pelo valor pessoal, ou pelo arrependimento, ou por resolução própria, é a esperança inerente da natureza humana, e é muito difícil de ser extirpada".
"Nada deveria ser o alvo do pregador a não ser a glória de Deus através da pregação do evangelho da salvação".

"Vocês e eu, somos constrangidos a pregar o evangelho, mesmo que nenhuma alma jamais seja convertida por ele; pois o grande propósito do evangelho é a glória de Deus, visto que Deus é glorificado mesmo naqueles que rejeitam o evangelho".

"Preguem o evangelho tendo em vista unicamente a glória de Deus, ou então, segurem suas línguas."

"A Bíblia fala no tom de voz do próprio Deus".

"A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da igreja de Cristo".

"Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma língua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha".

"Se quando eu chegar ao céu o Senhor me disser: "Spurgeon, quero que você pregue por toda a eternidade", responderei: "Senhor, dá-me uma Bíblia - é tudo de que preciso".

"Muitos livros em minha biblioteca estão agora desatualizados. Foram bons enquanto eram novos, à semelhança das roupas que usei quando tinha dez anos de idade; mas eu cresci e as deixei para trás. Ninguém jamais deixa para trás as Escrituras por ter crescido; esse livro se amplia e é mais conhecido à medida que passam nossos anos".

"Não creia em metade do que você ouve; não repita metade do que crê; quando ouvir uma notícia negativa, divida-a por dois, depois por quatro, e não diga nada acerca do restante dela".
"Se um ladrão entrasse no céu sem ser transformado, começaria batendo as carteiras dos anjos".

"Em quarenta anos nunca passei quinze minutos acordado sem pensar em Jesus".

"Se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo".

"Muitos homens têm consciência suficiente para temer o pecado, mas não suficiente para salvá-los dele".

"A verdadeira conversão dá segurança à pessoa, mas não lhe confere o direito de parar de vigiar".

"A verdadeira conversão dá força e santidade ao homem, mas nunca lhe permite vangloriarse".

"Quando a Palavra de Deus converte um homem, tira dele seu desespero, mas não seu arrependimento".
"Para um homem que vive para Deus nada é secular, tudo é sagrado".

"Muitos homens ficam de mãos vazias porque não conhecem a arte de repartir".

"Ai de nós! Nosso coração é nosso maior inimigo".

"Deus deixa depressa sua ira, mas nunca se arrepende do seu amor".

"Não há mudanças no amor de Jeová, embora possa haver mudanças na maneira em que ele é manifestado".

"Não há nada pequeno em Deus".

"A glória da Onipotência é atuar mediante improbabilidades".

"Se você vai ou não viver até chegar em casa hoje, depende absolutamente da vontade de Deus".

"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

"A espada da justiça não nos ameaça mais, mas a vara da correção paternal ainda está em uso".

Isaías diz: "Todas as nossas justiças, como trapo da imundícia". Esta afirmação fez Charles Spurgeon comentar: "Irmãos, se nossas justiças são tão ruins assim, imaginem nossas injustiças!"

"Antes de vir à fé, éramos mantidos sob a lei, retidos dentro da fé que depois se revelaria. Por essa causa a lei era nosso aio para conduzir-nos a Cristo, a fim de sermos justificados pela fé. Digo-vos que, ponho de parte a lei, despojastes o evangelho de seu auxiliar mais competente. Tiraste dele o aio que leva os homens a Cristo. Eles nunca aceitarão a Graça sem que tremam perante uma lei justa e santa. Por conseguinte, a lei serve ao mais necessário e bendito propósito, e não deve ser removida do lugar que ocupa".

"Uma criança de cinco anos, se ensinada adequadamente, pode crer para a salvação tanto quanto um adulto. Estou convencido de que os convertidos de nossa igreja que se decidiram quando crianças são os melhores crentes. Julgo que são mais numerosos e genuínos do que qualquer outro grupo, são mais constantes, e, ao longo da vida, os mais firmes".

Foi C H Spurgeon que disse ao seu filho: “Meu filho, se Deus te chamou para ser missionário, eu ficaria triste ao ver-te ser reduzido a um rei.”

“O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice".

"Creio que a penitência cheia de pesar ainda existe, apesar de ultimamente não haver ouvido muito dela. Nos nossos dias as pessoas parecem se precipitar rapidamente na fé...Espero que meu velho amigo arrependimento não tenha morrido. Estou desesperadamente enamorado do arrependimento; ele parece ser o irmão gêmeo da fé".

"Não entendo muito acerca da fé a olho seco; sei que fui a Cristo pelo caminho da cruz de prantos...Quando fui ao Calvário pela fé, fui com muito choro e súplicas, confessando minhas transgressões e desejando encontrar salvação em Jesus, e em Jesus somente."

"Livremente confesso que hoje sinto um pesar mais profundo pelo pecado do que quando aceitei o Salvador há trinta anos atrás. Odeio, hoje, o pecado mais intensamente do que quando estava sob condenação. Há certas coisas que eu não sabia que eram pecado, e agora eu sei que são. Atualmente tenho um sentido mais aguçado da vileza do meu próprio coração do que quando fui a Cristo no começo...".

"O pesar pelo pecado é uma chuva perpétua, um banho doce e agradável, que dura toda a vida de um homem verdadeiramente salvo...Ele está sempre pesaroso por haver pecado... não deixa de sentir-se pesaroso até que todo o pecado tenha se ido."

"Não dês o coração a todas as palavras ditas – não as leve ao coração ou não lhes dê importância, não atentes para elas, nem procedas como se as tivesse ouvido. Você não pode deter a língua das pessoas; portanto, a melhor coisa é deter os seus próprios ouvidos, e não ligar para o que digam".

"Cristo é o grande fato central na história do mundo. Tudo olha para a frente ou para trás a partir dEle. Todas as linhas da história convergem para Ele. Todos os grandes propósitos de Deus culminam nEle. O maior e mais momentoso fato que a história do mundo registra é o fato de seu nascimento".

"Meu testemunho é, e penso estar falando por muitos do povo de Deus aqui presentes, que por vir, como alguns de nós fazemos, semanalmente, à Mesa do Senhor, não achamos que com isso o partir do pão tenha perdido seu significado é sempre renovado para nós. Freqüentemente tenho ressaltado nos domingos à noite, qualquer que seja o assunto da pregação, quer o Sinai tenha trovejado sobre nossas cabeças, ou as notas lamentosas do Calvário tenham rasgado nossos corações, sempre parece apropriado comparecer à Ceia do Senhor. É uma vergonha para a igreja cristã ter permitido que a Ceia passasse a ser observada uma vez por mês, manchando assim o primeiro dia da semana por privá-lo de sua glória em reunirmo-nos juntos para comunhão e partir do pão, demonstrando a morte do Senhor até que Ele venha. Aqueles que conhecem a doçura de se celebrar a Sua Ceia a cada Dia do Senhor nunca se contentarão, tenho certeza, em aceitar sua observação em períodos menos frequentes."

"Nas ruas de Nínive, Jonas foi ouvido por multidões que jamais teriam sabido da sua existência, se ele tivesse alugado um salão. João Batista, junto ao Jordão, despertou um interesse que nunca teria surgido, se ele tivesse restringido à sinagoga. E aqueles que foram de cidade em cidade proclamando por toda parte a Palavra do Senhor Jesus, nunca teriam transtornado o mundo se tivessem achado necessário limitar-se a igrejas adornadas com o aviso ortodoxo: "O evangelho de graça de Deus será pregado aqui, no próximo domingo à noite, se Deus quiser".

"A vocação do orador de praça pública é tão honrosa quanto árdua quanto útil quanto trabalhosa. Somente Deus pode sustenta-lo nela, mas com Ele ao seu lado não terá nada a temer. Se dez mil rebeldes se pusessem diante de você, e uma legião de demônios, você não precisaria tremer. Aquele que está por você á mais do que todos os que estão contra. Amém!"

"Para serem pregadores eficazes devem ser teólogos autênticos".

Que eu seja sepultado em algum lugar silencioso, onde as folhas caem e os pássaros brincam e onde as gotas de orvalho brilham nos raios de sol; e se acaso tenha que ser escrito algo sobre mim, que seja o seguinte: "Aqui jaz o corpo de um "João Ninguém", esperando pelo surgimento de seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo".

"Uma inércia espiritual é a nossa inimiga; uma tempestade talvez seja nossa amiga. A controvérsia talvez provoque pensamento, e por meio dele talvez venha a mudança espiritual necessária."

"A adversidade santificada aviva nossa sensibilidade espiritual".

"Um argumento vivo é invencível".

"O divino abençoa o ser humano para que este possa bendizê-lo".

"Cuide bem da sua integridade, e Deus cuidará da sua prosperidade".

"Batize seu coração em devoção antes de avançar a correnteza dos afazeres diários".

"O amor é o uniforme de Cristo".

"Quando a Palavra de Deus converte um homem, tira dele o desespero, mas não a capacidade de arrepender-se".

"Pecado e inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio".

"Preparem-se, meus jovens amigos, para se tornarem cada vez mais fracos; preparem-se para mergulhar a níveis cada vez mais baixos de auto-estima; preparem-se para a autoaniquilação - e orem para que Deus apresse este processo".

"Os pecados secretos, à semelhança de conspiradores secretos, precisam ser expulsos".

"O homem que não valoriza o auto-exame pode estar bem certo de que as coisas precisam ser examinadas".

"Minha esperança de ser preservado até o fim se baseia no fato de que Jesus Cristo pagou caro demais por mim para deixar-me escapar. Cada crente custa-lhe o sangue do seu coração. Vá ao Getsemani e ouça seus gemidos: depois, aproxime-se e observe o suor de gotas de sangue, e diga-me, ele perderá uma alma em favor de quem sofreu assim?

Contemple-o pendurado na cruz, torturado, zombado, carregado com um terrível fardo e então escondido da face de seu Pai pelo eclipse; você acha que ele sofreu tudo aquilo e ainda assim permitir que aqueles em favor de quem suportou isso sejam jogados no inferno? Ele será um perdedor maior que eu se eu viesse a perecer, pois ele perderá o que lhe custou a sua própria vida. Aqui está a sua segurança - você é a porção do Senhor, e sua herança não lhe será roubada".

"Novamente, afirmo que desconheço qualquer outra coisa que nos possa humilhar tão profundamente quanto a doutrina bíblica da eleição. Algumas vezes tenho-me deixado cair no chão e tenho ficado prostrado, diante dessa verdade, quando procuro compreendê-la até às suas raízes. Nessas ocasiões, tenho distendido as minhas asas, e, à semelhança de uma águia, tenho alçado vôo na direção do sol. E assim o meu olhar se tem fixado no alvo, e as minhas asas não me têm decepcionado, pelo menos durante algum tempo. Entretanto, quando já fui me avizinhando daquele alvo, e quando aquele pensamento tomou conta de minha mente - "Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação" - então senti-me ofuscado diante do seu resplendor, fiquei pasmo diante da grandiosidade desse pensamento; e, desde aquelas alturas imensas, desci a minha alma estonteada, prostrada e quebrantada, dizendo: Senhor, eu nada represento. Eu sou menos do que nada. Por que eu? Por que eu?".

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cansei!!!

Depois de um bom tempo no seio da igreja evangélica e refletindo sobre algumas coisas me dei conta de que estou cansado!

Não me cansei do evangelho de Cristo, não me cansei da busca pela salvação, não me cansei de amar o Senhor e a sua Palavra, nem estou desviado de Deus como alguns imaginam...desviei-me apenas do sistema mercantilista-gospel.... cansei!!!

Cansei de ver pessoas sendo manipulados por pregadores de mensagens antibilicas e sem contexto...

Cansei de ver pastores pedirem ofertas sugerindo obras sociais, ajuda a pregadores, construções e dias depois posarem com suas maquinas possantes...

Cansei de ver algumas pessoas de menos expressão e influencia na igreja sendo expostas as mais ridículas vergonhas ao serem “diciplinadas” pela igreja e por pessoas moralistas e sem amor, enquanto outras que cometem pecados maiores são simplesmente acolhidos para evitarem “escândalos”.

Cansei de chavões, como:
- Quem quer receber uma bênção de Deus hoje, levante a mão.
- Nós somos um povo que não conhece derrota.
- Vamos amarrar os demônios territoriais que estão sobre o Brasil.
- Deus abrirá uma porta de emprego para você, meu irmão.
- Olhe para o seu irmão do lado e diga...
- Quando você não entrega o dízimo na casa de Deus, Ele não tem compromisso financeiro com você.
- Não toque contra o ungido do Senhor. (Chavãozinho para proteger os líderes inseguros).
- Plante sua semente e me mande uma oferta...

Cansei de ver políticos corruptos sentarem-se nos púlpitos das igrejas em campanhas eleitorais e também manipularem o povo em troca de favores e depois darem as costas.
Cansei de ouvir e ver pregadores cobrarem fortunas para pregarem e ainda se intitularem “homens de Deus”.

Cansei das proibições em nome da doutrina (e que de doutrina não tem nada).
Cansei dos cultos litúrgicos (oração inicial, 3 hinos do hinário, leitura, conjuntos, 2 louvores , a mensagem e a oração final).

Cansei da massa que não busca o conhecimento da Verdade e vão em busca dos milagres e dos milagreiros...

Cansei de tantos apóstolos...

Odeio com todas as minhas forças a teologia da prosperidade..

Cansei dos grandes lideres que dizem: venham após mim e sigam-me.

Cansei dos cultos de avivamento que estão longe do verdadeiro sentido de avivamento.
Por favor não me condenem por isso, sou conhecedor das minhas falhas e dos meus pecados... apenas preciso gritar: CANSEI!!

Cansei da “igreja” que não é Igreja e do “evangelho” que não é Evangelho.
Que Deus tenha misericórdia do Seu povo...
Que Deus tenha misericórdia de mim...

“Senhor acolhe-me em Teus braços, no meu cansaço renova minhas forças e me ajuda a dar mais um passo em direção a Santidade e a Graça, tenha misericórdia de mim ó Deus, não me deixes parar, olhar para traz ou desistir”

Seu conservo...

Wellington Estrela

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

VIVER E PREGAR A CAMINHO

Soa como loucura hoje, no meio desses mega problemas, os quais envolvem tudo de tudo, do meio ambiente à perturbação da mente humana, pensar que um grupo de discípulos de Jesus pode ainda fazer qualquer sentido no mundo.

No entanto, se não fossemos judeu-evangélicos, sentindo-nos em relação ao Evangelho exatamente como alguns se sentiram em relação a ficarem em Jerusalém ao invés de irem ao mundo pregar a Palavra, existindo com a síndrome dos peixes de aquário, com complexo de passarinho de gaiola, sofrendo da sensação de produtividade de um ramister em roda de gaiola, contentes com a embaixada social da associação igreja, e dando banana para o mundo perdido, saberíamos que apesar de nossa fraqueza, incapacidade e inexpressividade, se fossemos às ruas, becos, encruzilhadas da terra, e todos os guetos, grupos e antros sociais, e apenas pregássemos, sem fixação em púlpitos, e sem crer que ministério só acontece dentro da “igreja” e de crente para crente, mas, muitos antes disso, como algo que acontece no caminho, e como resultado da paixão de cada um por Jesus, e isso feito em amor amigo e fraterno entre eles, geraria como resultado uma revolução simples, barata, poderosa, em cada canto da terra, e sem astros como atrações.


Se parássemos de ficar falando de Deus, estudando Deus, compreendendo Deus, defendendo Deus, trabalhando em escritórios de Deus, em entidades de Deus, em assembléias para tratar das coisas de Deus, sem comprar ou vender terreno para Deus, sem perder todo esse tempo “com Deus”, e, como o samaritano, sem agenda de sacerdote e levita, apenas fizéssemos o que tem de ser feito, e vivêssemos o fruto genuíno do Evangelho em nós, sem temor quanto a pregar, a orar com necessitados em qualquer lugar, até na sauna — então, subitamente veríamos que hoje mesmo, algo sem paralelos aconteceria na Terra.



Para isso também é fundamental parar de ficar explicando Deus para os religiosos assumidos e definidos. Pregar para cristãos de casca grossa não é cumprir a grande comissão de Mateus 28. É distração do inferno nos afastando para pregação a quem quer ouvir.



Provavelmente 95% da energia gasta pelos “cristãos” seja expendida em discussões entre “cristãos”. E no fim do dia a pessoa sente que se dedicou à obra de Deus. Tudo engano. São apenas os Templários modernos procurando o seu Santo Graal.



“Levanta. Toma teu leito, teu púlpito e tua algema de microfones, e anda enquanto é dia!”



Caio


Caminho da Graça - Uma Convocação a Seguir a Jesus Sem Religião

Esta chegando a hora!!

Temos que decidir o valor e o significado de Jesus para nós.


Não é mais possível tratar a Deus como Chefe de religião, e Jesus como o Fundador terrestre da Religião de Deus. Isto é blasfêmia contra o Eterno, e é trazê-Lo para o Panteão de nossos pequenos deuses.


Eu me admiro daqueles que tratam o Evangelho como Religião e se queixam quando Jesus é incluído na mesma lista de Maomé, Buda, Confúcio, Zoroastro e outros. Ora, se o que Jesus fundou é uma Religião, então, não se pode reclamar; afinal, o lugar “dele” seria mesmo entre os “outros”. Quem não gosta de ver Jesus em nenhuma lista dos “cem mais” não pode incluir o que Ele estabeleceu como um “religião”.


Infeliz é a terminologia Calvinista acerca “Das Institutas da Religião Cristã”. Enquanto o Cristianismo for a “Religião de Deus”, a Terra não ouvirá a voz de Jesus.


Quem desejar ser fiel ao Evangelho terá que assumir a necessidade de tomar consciência do seu significado. E não é “perfeição” que se pede do discípulo, mas a transformação do seu entendimento, a fim de que a vida do discípulo tenha alguma chance de mudar e afetar o mundo...como sal e luz.


Os cristãos precisam urgentemente se converter ao Evangelho tanto quanto os hindus e outros. O Evangelho tem que deixar de ser uma história-informação e se tornar uma Consciência.


O Espírito Santo há de assim se derramar nestes últimos tempos. E o Espírito de Jesus há de visitar os lugares mais remotos e não-alcançados, e dará testemunho da Verdade a todos os homens.


Há um anjo com um Evangelho Eterno para pregar, conforme o Apocalipse. E a Verdade anunciada não será religiosa—como jamais poderia ser!—, mas tão somente algo simples como uma gota d’água.


Nesse dia quem tem sede compreenderá a Palavra assim como o sedento compreende a água, o sufocado aceita o vento, o afogado a acolhe a corda, o perdido se rejubila com a bússola, e faminto se alegra com o pão!


Eu quero ver esse dia chegar!


Caio


Caminho da Graça - Uma Convocação a Seguir a Jesus Sem Religião

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Não sou, não possuo e nem faço... (Por Rentao Vargens)

Eu não possuo unção apostólica nem tampouco sou apostolo.

Minha adoração não é extravagante, meus louvores não são repetitivos, não canto músicas para o diabo, nem tampouco sou levita do Senhor.

Não demarco territórios com urina, não tenho a unção do leão, nem troco o anjo da guarda. Não sou dualista, muito menos maniqueísta. Não dou ordens a Deus, nem tampouco determino através de atos proféticos o que o Soberano tem que fazer.

Não sou judaizante, não toco shofar, não possuo réplicas da arca e do tabernáculo em minha igreja, como também não sou adepto do retété de Jeová. Não ando com cajado na mão, não tenho a unção do riso, não creio em galo que profetiza, nem meus sapatos são de fogo.

Não fui arrebatado ao terceiro céu, nem tampouco tive uma nova e especial revelação. Não uso sal grosso para espantar mal olhado, não saio por aí ungindo objetos inanimados, nem tampouco sincretizo o evangelho do meu Salvador. Não manipulo anjos, não comercializo a fé, não vendo indulgências. Não prego a graça barata, nem tenho por hábito quebrar maldições.

Graças a Deus que nada sou.

Soli Deo Gloria,

Renato Vargens

Fonte: http://renatovargens.blogspot.com

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Eu descobri o amor...

Outro dia enquanto escutava uma musica do Sergio Lopes que diz:"Eu descobri o amor, o amor tomou conta de mim, como um fogo que arde Jesus Cristo vive em mim" comecei a meditar um pouco mais sobre o amor de Deus. Paulo desejava que experimentassemos a profundidade a largura e o comprimento do amor de Deus, em outras palavras, Paulo queria que entendessemos todas as dimensões do amor de Deus.
Caro amigo(a) leitor(a) entendo que seja humanamente impossivel explicar esse amor, o maximo que podemos é em palavras nos aproximar do conceito divino de AMOR.
O proprio Jesus no texto aureo da biblia disse que: "Deus amou o mundo de TAL maneira que deu seu filho unigenito para que todo aquele que Nele cre não pereça mas tenha a vida eterna"... a expressão TAL maneira mostra-nos a imensidão e complexidade no entendimento desse amor. Deus ama simplesmente porque ELE é AMOR.
Deus não seria Deus em essencia sem o AMOR.
Certo mensageiro de Deus certa vez disse em um sermão: "ainda que todo o mar fosse tinta, que todos os passaros fossem poetas e o ceu fosse um só pergaminho seria impossivel descrever o amor de Deus"
O missionario norueguês Lawrence Hofmann disse:
"Não conheço laço mais forte,
força mais poderosa,
conversa mais agradavel,
apaziguador mais apto e
sentimento mais envolvente que o amor"
È esse amor que Deus nos convida a experimentar, voçê não é convidado a explicar esse amor, Deus apenas deseja que voçê experimente. Somos capazes de tremer diante do poder de Deus , porém não somos capazes de querer e desejar o feroz amor de Deus.
Pra Deus não importa quem ou o que voçê é ou mesmo como as pessoas te veem. Apenas queira experimentar e provar do Amor verdadeiro.
Voçê verá que vale a pena e sentirá não em palavras mas no sentido real da experiencia pessoal que DEUS TE AMA.
Deus te ama como voçê é.. simples assim.
Seu conservo
Wellington Estrela.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ponto de desequilibrio do Evangelho!!


Vez por outra somos confrontados com uma pergunta: Porque existem tantas igrejas se a bíblia é a mesma? É claro que essa pergunta é feita por pessoas que por não conhecerem a verdade do Evangelho se sentem confusas a respeito da salvação.
Hoje o numero de igrejas evangélicas existentes é enorme e isso seria uma benção se não fosse enorme também as aberrações cometidas em Nome de Deus, e tem igrejas para todos os tipos e gostos. Não sou contra a abertura de igrejas , mas tenho visto que as intenções por trás das mesmas é que não é conforme o Evangelho e são feitas por pessoas que na maioria das vezes não tem o mínimo de preparo, que acabam por manchar o evangelho de Cristo. Se isso não fosse o bastante se percebe que a maioria dos ‘fundadores’ visa lucros financeiros e não o ganhar almas para Cristo, pois se assim fosse abririam menos igrejas nos grandes centros econômicos (e pregariam menos prosperidade) e mais em lugares onde não há conhecimento do Evangelho ( caso os fundadores queiram uma lista de lugares aqui no Ceará é só me escrever).
Não me arrisco aqui a numerar os diversos motivos e causas do problema, mas ouso listar pelo menos 3 coisas a respeito do assunto que tenho certeza no meu coração:
1.     As diversas denominações mais atrapalham que ajudam e se tornaram um ponto de desequilíbrio no Evangelho, pois tudo que causa confusão gera desequilíbrio.
2.     Isso esta bem distante do Evangelho de Jesus e da Igreja primitiva que viviam uma verdadeira e plena unidade e harmonia, hoje em dia não faltam ringues nem gladiadores (diga-se de passagem pastores) brigando para ver quem é o maior!!
3.     A igreja evangélica brasileira caminha a passos largos para se tornar o mesmo que a igreja americana se tornou; resumindo, em breve seremos um país nominalmente evangélico; mas que não compreende em sua maioria e essência o Evangelho da graça de Deus.

Essa é  minha opinião!!E vocês o que acham? Se puder deixem seus comentários...

Seu conservo...

Wellington Estrela.

Testemunho de um Evangelho que vale a pena!!

Meu coração se encheu de alegria ao receber um comentario do irmão Iveraldo Pereira.
Isso nos prova que sempre valerá a pena falar o verdadeiro Evangelho da Graça de Deus que tem o poder de arrebatar almas de lugares sombrios e resgata-las para a vida!!
Toda gloria seja dada a Deus.

Minha gratidão a Deus pela vida do irmão Iveraldo e pela vida que Ele ajudou em Cristo.
Abaixo segue o comentario...
 
A Tua palavra é A Verdade ! disse...
Amado irmão em cristo, graça e paz. Na tarde do Domingo passado(15/08/2010)recebi uma ligação de um amigo que enfrentava problemas sérios, (queria dar fim a sua vida), conversamos por mais de 40 minutos no celular e ele precisava de uma palavra que mudasse o rumo da sua vida; eu havia impresso várias cópias desse artigo para entregar para algumas pessoas que não têm acesso a internet e li para ele explicando o que ele deveria fazer. Resultado: ele está bem, mudou a direção que seguia, reuniu-se ontem na igreja e quer viver. Isso é o poder que há no evangelho, gerar vida e vida de qualidade. Um abraço, Iveraldo Pereira.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aquieta-te minha alma


Os dias do homem são carregados de tristeza, pesares e percas as vezes irreparáveis,. Adversidades fazem parte do nosso dia-dia. Jesus disse: “no mundo tereis aflições”.
Com tudo isso o que não nos falta são as inquietações. Fico então imaginando o salmista Davi clamando em um de seus salmos e dizendo:
- Porque estas abatida , ó minha alma?
- Porque te perturbas em mim?
A Biblia esta cheia de exemplos de homens e mulheres de Deus que passaram pelas mesmas inquietações de Davi e que eu e você estamos sujeitos, pois a natureza humana não muda com o passar do tempo, a alma humana em sua essência continua a mesma, existe porém um convite de Jesus que me faz descansar quando passo por coisas assim: “Vinde a mim todos vós que estais cansados..” e ainda: “Não andeis ansiosos pelo dia de amanhã” (Mt 6:34)
Em tempos tão pesados essas palavras nos aliviam o fardo.
Não precisa ser um grande interprete da bíblia nem um grande conhecedor da alma do homem para ver o tamanho da inquietação de Paulo quando orava para que Deus tirasse dele um “espinho na carne”, e a resposta de Jesus foi surpreendente: “Paulo, a minha graça te basta”. È simples assim, e é isso que Deus diz para nós: “ a Minha graça te basta”.
Encerro com belíssimo hino de Katharina Von Schlegel:
“Aquieta-te minha alma! O teu Deus se encarregará de guiar-te no futuro como fez no passado; tua esperança e confiança jamais serão abaladas; tudo que é mistério agora , um dia será revelado. Aquieta-te minha alma! As ondas e ventos ainda conhecem a voz daquele que os dominou quando viveu aqui na terra”.

Seu conservo...

Wellington Estrela

terça-feira, 13 de julho de 2010

Evangelho dos evangelicos...


O Evangelho dos Evangélicos

“Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.” [Jesus Cristo]

Estou convencido de que um é o evangelho dos evangélicos, outro é o evangelho do reino de Deus. Registro que uso o termo “evangélico” para me referir à face hegemônica da chamada igreja evangélica, como se apresenta na mídia radiofônica e televisiva.

O evangelho dos evangélicos é estratificado. Tem a base e tem a cúpula. Precisamos falar com muito cuidado da base, o povo simples, fiel e crédulo. Mas precisamos igualmente discernir e denunciar a cúpula. A base é movida pela ingenuidade e singeleza da fé; a cúpula, muita vez é oportunista, mal intencionada, e age de má fé. A base transita livremente entre o catolicismo, o protestantismo e as religiões afro. A base vai à missa no domingo, faz cirurgia em centro espírita, leva a filha em benzedeira, e pede oração para a tia que é evangélica. Assim é o povo crédulo e religioso. Uma das palavras chave desta estratificação é “clericalismo”: os do palco manipulando os da platéia, os auto-instituídos guias espirituais tirando vantagem do povo simples, interesseiro, ignorante e crédulo.

A cúpula é pragmática, e aproveita esse imaginário religioso como fator de crescimento da pessoa jurídica, e enriquecimento da pessoa física. Outra palavra chave é “sincretismo”. A medir por sua cúpula, a igreja evangélica virou uma mistura de macumba, protestantismo e catolicismo. Tem igreja que se diz evangélica promovendo “marcha do sal”: você atravessa um tapete de sal grosso, sob a bênção dos pastores, e se livra de mal olhado, dívida, e tudo que é tipo de doença. Já vi igreja que se diz evangélica distribuir cajado com água do Jordão (i.é, um canudo de bic com água de pia), para quem desejasse ungir o seu negócio, isto é, o seu business. Lembro de assistir a um programa de TV onde o apresentador prometia que Deus liberaria a unção da casa própria para quem se tornasse um mantenedor financeiro de sua igreja.

O povo religioso é supersticioso e cheio de crendices. Assim como o Brasil. Somos filhos de portugueses, índios, africanos, e muitos imigrantes de todo canto do planeta. Falar em espíritos na cultura brasileira é normal. Crescemos cheios de crendices: não se pode passar por baixo de escada; gato preto dá azar; caiu a colher, vem visita mulher, caiu garfo, vem visita homem; e outras tantas idéias sem fundamento. Somos assim, o povo religioso é assim. Tem professor de universidade federal dando aula com cristal na mão para se energizar enquanto fala de filosofia.

E a cúpula evangélica aproveita a onda e pratica um estelionato religioso: oferece uma proposta ritualística que aprisiona, promove a culpa e, principalmente, ilude, porque promete o que não entrega. Aliás, os jornais começam a noticiar que os fiéis estão reivindicando indenizações e processando igrejas por propaganda enganosa.

O evangelho dos evangélicos é estratificado. A base é movida pela ingenuidade e singeleza da fé, e a cúpula é oportunista. A base transita entre o catolicismo, o protestantismo e as religiões-afro, e a cúpula é pragmática. A base é cheia de crendices e a cúpula pratica o estelionato religioso.

O evangelho dos evangélicos é mercantilista, de lógica neoliberal. Nasce a partir dos pressupostos capitalistas, como, por exemplo, a supremacia do lucro, a tirania das relações custo-benefício, a ênfase no enriquecimento pessoal, a meritocracia – quem não tem competência não se estabelece. Palavra chave: prosperidade. Desenvolve-se no terreno do egocentrismo, disfarçado no respeito às liberdades individuais. Palavra chave: egoísmo. Promove a desconsideração de toda e qualquer autoridade reguladora dos investimentos privados, onde tudo o que interessa é o lucro e a prosperidade do empreendedor ou investidor. Palavra chave: individualismo. Expande-se a partir da mentalidade de mercado. Tanto dos líderes quanto dos fiéis. Os líderes entram com as técnicas de vendas, as franquias, as pirâmides, o planejamento de faturamento, comissões, marketing, tudo em favor da construção de impérios religiosos. Enquanto os fiéis entram com a busca de produtos e serviços religiosos, estando dispostos inclusive a pagar financeiramente pela sua satisfação. Em síntese, a religião na versão evangélica hegemônica é um negócio.

O sujeito abre sua micro-empresa religiosa, navega no sincretismo popular, promete mundos e fundos, cria mecanismos de vinculação e amarração simbólicas, utiliza leis da sociologia e da psicologia, e encontra um povo desesperado, que está disposto a pagar caro pelo alívio do seu sofrimento ou pela recompensa da sua ganância.

Em terceiro lugar, o evangelho dos evangélicos é mágico. Promove a infantilização em detrimento da maturidade, a dependência em detrimento da emancipação, e a acomodação em detrimento do trabalho.

Pra ser evangélico você não precisa amadurecer, não precisa assumir responsabilidades, não precisa agir. Não precisa agregar virtudes ao seu caráter ou ao processo de sua vida. Primeiro porque Deus resolve. Segundo porque se Deus não resolver, o bispo ou o apóstolo resolvem. Observe a expressão: “Estou liberando a unção”. Pensando como isso pode funcionar, imaginei que seria algo como o apóstolo ou bispo dizendo ao Espírito Santo: “Não faça nada por enquanto, eles não contribuíram ainda, e eu não vou liberar a unção”.

Existe, por exemplo, a unção da superação da crise doméstica. Como isso pode acontecer? A pessoa passa trinta anos arrebentando com o seu casamento, e basta se colocar sob as mãos ungidas do apóstolo, que libera a unção, e o casamento se resolve. Quem não quer isso? Mágica pura.

O sujeito é mau-caráter, incompetente para gerenciar o seu negócio, e não gosta de trabalhar. Mas basta ir ao culto, dar uma boa oferta financeira, e levar para casa um vidrinho de óleo de cozinha para ungir a empresa e resolver todos os problemas financeiros.

Essa postura de não assumir responsabilidades, de não agir com caráter, e esperar que Deus resolva, ou que o apóstolo ou bispo liberem a unção tem mais a ver com pensamento mágico do que com fé.

Em quarto lugar, o evangelho dos evangélicos tem espírito fundamentalista. Peço licença para citar Frei Beto: “O fundamentalismo interpreta e aplica literalmente os textos religiosos, não sabe que a linguagem simbólica da Bíblia, rica em metáforas, recorre a lendas e mitos para traduzir o ensinamento religioso.” O espírito fundamentalista é literalista, e o mais grave é que o espírito fundamentalista se julga o portador da verdade, não admite críticas, considerações ou contribuições de outras correntes religiosas ou científicas.

Quem tem o espírito fundamentalista não dialoga, pois considera infiéis, heréticos, ou, na melhor das hipóteses, equivocados sinceros, todos os que não concordam com seus postulados, que não são do mesmo time, e não têm a mesma etiqueta. Quem tem o espírito fundamentalista se considera paradigma universal. Dialoga por gentileza, não por interesse em aprender. Ouve para munir-se de mais argumentos contra o interlocutor. Finge-se de tolerante para reforçar sua convicção de que o outro merece ser queimado nas fogueiras da inquisição. Está convencido de que só sua verdade há de prevalecer.

Mais uma vez Frei Beto: “o fundamentalista desconhece que o amor consiste em não fazer da diferença, divergência”. Por causa do espírito fundamentalista, o evangelho dos evangélicos é sectário, intolerante, altamente desconectado da realidade. O evangelho dos que têm o espírito do fundamentalismo é dogmático, hermético, fechado a influências, e, portanto, é burro e incoerente.

Em quinto lugar, o evangelho dos evangélicos é um simulacro. Simulacro é a fotografia mais bonita que o sanduíche. Não me iludo, o evangelho dos evangélicos é mais bonito na televisão do que na vida. As promessas dos líderes espirituais são mais garantidas pela sua prepotência do que pela sua fé. Temos muitos profetas na igreja evangélica, mas acredito que tenhamos muito mais falsos-profetas. Os testemunhos dos abençoados são mais espetaculares do que a realidade dos cristãos comuns. De vez em quando (isso faz parte da dimensão masoquista da minha personalidade) fico assistindo estes programas, e penso que é jogada de marketing, testemunho falso. Mas o fato é que podem ser testemunhos por amostragem. Isto é, entre os muitos que faliram, há sempre dois ou três que deram certo. O testemunho é vendido como regra, mas na verdade é apenas exceção.

A aparência de integridade dos líderes espirituais é mais convincente na TV e no rádio do que na realidade de suas negociatas. A igreja evangélica esta envolvida nos boatos com tráficos de armas, lavagem de dinheiro, acordos políticos, vendas de igrejas e rebanhos, imoralidade sexual, falsificação de testemunho, inadimplência, calotes, corrupção, venda de votos.

A integridade do palco é mais atraente do que a integridade na vida. A fé expressa no palco, e nas celebrações coletivas é mais triunfante, do que a fé vivida no dia a dia. Os ideais éticos, e os princípios de vida são mais vivos nos nossos guias de estudos bíblicos e sermões do que nas experiências cotidianas dos nossos fiéis. Os gabinetes pastorais que o digam: no ambiente reservado do aconselhamento espiritual a verdade mostra sua cara.


Estratificado, mágico, mercantilista, fundamentalista, e simulacro. Eis o evangelho dos “evangélicos”.

Autor: Ed Rene Kivitz

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Redirecionando a Vida...




Certa manhã, após acordar, liguei a TV e um evangelista dizia na sua mensagem que, mais cedo ou mais tarde, chegaria o dia em que nós achariamos necessário rever o curso da nossa vida, mudar atitudes, rever conceitos, em fim redirecioná-la.

Eu estava vivendo um dos meus piores momento... Afligido, magoado, angustiado, triste, deprimido. Para mim a vida havia perdido o sentido... Tudo era só decepção.

Hoje li alguns textos de um pastor que considero um grande homem de Deus e me dei conta que estou redirecionando minha vida..

Após aquela mensagem ,os textos que li, e depois de algum tempo em que parte do mar revolto havia se acalmado, penso nos passos desse redirecionamento que fiz:

Olhar para o passado sem me martirizar pela culpa dos meus próprios erros - Ninguém conseguirá o perdão do próximo e de Deus se ele mesmo não se perdoar. É claro que a lembrança dos dias passados não será deletada apenas com um toque. Porém precisamos entender que apesar das conseqüências dos nossos, erros Deus que é gracioso, nos fará mais que vencedores e nos dará a graça de nos perdoarmos e lançarmos (como Ele faz) as culpas no mar do esquecimento. ME PERDOEI!!!

Caminhos que nunca trilhei hoje parecem bem mais fáceis. Aventuras que nasceram de falsas onipotências se foram... Não, não pretendo mais remontar passado. Desisti de qualquer tentativa de ressuscitar o que jaz sob os escombros da decepção.

Para redirecionar minha vida, abandono o rigor de um cristianismo sem GRAÇA.. Também não me prostro no altar do MEDO DE MUDAR. Descreio da capacidade humana de erguer-se pelos próprios méritos. Meu ser é frágil, carregado de suspeita. Minha religião foi cheia de decepção.

Para redirecionar minha vida, largo as companhias que me influenciaram ao mal. Desisti dos projetos medíocres. Incoerência entre discurso e prática me desesperaram!!!!!! A incapacidade de viver o que pregava me depreciou. Enxerguei meus proprios limites. Libertei-me e hoje rio por dentro: é meu jeito de sobreviver aos severos costumes e rituais que tanto me irritavam no passado. Sei que preciso aniquilar os fantasmas que me deixaram com a sensação de ser um super-crente. ME CONHECI!!!

Para redirecionar minha vida, desisti de tentar mudar as pessoas ou exigir que elas pensem algo de mim. Erros me fizeram bem. Boas ações me arruinaram. Amigos me entristeceram. Desconhecidos me acolheram. Quando planejei, empaquei. Por outro lado, inesperadamente a vida está dando certo sem planejamento. ESTOU LIBERTO!!! OBRIGADO JESUS!!!

Para redirecionar minha vida, quero ser simples e prudente como meu Mestre ensinou, misericordioso como um cristão verdadeiro e transparente como o mar do Santo Espirito. APRENDI que o que me faz um mensageiro de Deus não é o púlpito das igrejas e sim o da vida!!! Almejo ser mais enfático, porém só em ternura; mais brando em afirmações. Pretendo reorganizar minha oratória. Quero voltar a ter esperança e pureza como as crianças; amar apaixonadamente o evangelho como o namorado a sua amada...

Para redirecionar minha vida, espero amadurecer e aprender com o professor Tempo. Acolher às loucuras como um jovem, mesmo que elas não façam sentido. Celebrar cada manhã como uma ressurreição. Aguardar o pôr-do-sol como uma grávida anseia pelo primeiro choro do filho. E que não reste nenhuma gota de frustração em minha alma. E que lá na frente um dia eu possa dizer: valeu a pena viver.

Finalmente descobri o que é viver a Graça de Deus!!!

AO DEUS DA MINHA VIDA MEU SINCERO AGRADECIMENTO PELA MINHA LIBERDADE: OBRIGADO JESUS.



















Seguidores